Incêndio florestal se alastra na Califórnia, enquanto enchentes ameaçam Los Angeles
Um incêndio florestal de rápida propagação se alastrou nesta sexta-feira por milhares de acres de pradaria da Califórnia, perto da fronteira com Nevada, enquanto Los Angeles estava sob o efeito de tempestades consecutivas com potencial de provocar inundações e deslizamentos de terra em áreas já marcadas pelos devastadores incêndios florestais de janeiro.
O novo incêndio, batizado de Pack Fire, começou na quinta-feira em um matagal no condado de Mono, cerca de 241km a sudeste de Sacramento, de acordo com o Departamento de Proteção Florestal e Contra Incêndios da Califórnia, ou Cal Fire.
Tendo consumido cerca de 3.400 acres (1.375 hectares) até esta sexta-feira, o incêndio danificou 15 estruturas e forçou a retirada de 1.400 pessoas, informou o Cal Fire.
Desde então, a maioria foi autorizada a voltar para casa, disse o sargento Brent Gillespie, do Gabinete do Xerife do Condado de Mono.
O incêndio, que tinha 5% contido nesta sexta-feira, queimava a cerca de 24km da estação de esqui Mammoth Lakes, onde moradores locais preparavam-se para o início da temporada.
Segundo meteorologistas, a chuva forte que vem do sul da área de São Francisco pode ajudar os bombeiros a controlar o incêndio.
"A chuva ainda não o atingiu, mas impediu que ele se espalhasse", disse Gillespie.
A tempestade, que trouxe chuva moderada para a área de Los Angeles nesta sexta-feira, deve se fundir com um segundo sistema meteorológico que se dirige para o leste do Pacífico no sábado e no domingo, explicou Heather Zehr, meteorologista sênior da AccuWeather, empresa privada de previsões.
"É a mesma tempestade que causou uma bagunça em São Francisco na quinta-feira, mas está passando por uma rápida mudança", disse Zehr. "Los Angeles está recebendo um pouco de chuva nas ruas hoje, mas até sábado, o sul da Califórnia verá chuvas fortes."
O centro de Los Angeles pode receber de 50 a 100mm de chuva durante o fim de semana, enquanto outras áreas podem receber até 8 ou 10 polegadas, disse ela.
O dilúvio constante ameaça provocar deslizamentos de terra nas terras queimadas após os incêndios de janeiro, um dos maiores desastres naturais a atingir o Condado de Los Angeles.
"Haverá enchentes, inundações repentinas e deslizamentos de terra", disse Zehr.
"Definitivamente, isso é um grande problema."
Os incêndios de Eaton e Palisades, em janeiro, mataram cerca de 30 pessoas e destruíram ou danificaram mais de 16.000 casas e empresas. Cerca de 180.000 pessoas tiveram de ser deslocadas. A AccuWeather estima que os danos e as perdas econômicas chegaram a US$250 bilhões.