PUBLICIDADE

Mundo

Incêndio em fábrica química na França põe rio Sena em risco

Autoridades alertaram para uma possível contaminação das águas

26 set 2019 - 08h27
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um incêndio de grandes proporções atingiu na madrugada desta quinta-feira (26) uma fábrica de produtos químicos na cidade de Rouen, no noroeste da França.

Até o momento, não há registros de feridos, mas as autoridades francesas alertaram para um "risco de contaminação do rio Sena".

As chamas na usina Lubrizol, responsável por fabricar aditivos para enriquecer óleos, tintas industriais e combustíveis, foram registradas por volta das 2h40 (horário local).

Incêndio em fábrica química na França deixa rio Sena em risco
Incêndio em fábrica química na França deixa rio Sena em risco
Foto: EPA / Ansa

Diversas imagens mostram o local tomado por fumaça e as ruas próximas completamente vazias. Ao todo, 200 bombeiros foram mobilizados para conter o fogo. As autoridades francesas fizeram um alerta para que a população da região e de outras 12 cidades permaneçam dentro de casa.

"Seguimos lutando contra o fogo com um risco de contaminação do [rio] Sena, devido ao transbordamento dos depósitos de retenção", disse Pierre André Durand, porta-voz do governo na região da Normandia, à imprensa local. Ele ainda explicou que, segundo as análises, não há indícios de "toxicidade aguda nas principais moléculas".

De acordo com o jornal francês "Le Monde", citando um comandante dos bombeiros, o "líquido inflamável em chamas corria como lava [de vulcão]" pela área. O famoso rio Sena passa por Paris e desemboca no estuário de Le Havre, no Canal da Mancha.

Veja também

As crianças separadas de suas famílias durante genocídio em Ruanda e 'ressuscitadas' por programa de rádio:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade