PUBLICIDADE

Mundo

Incêndio em fábrica de vacinas na Índia deixa 5 mortos

Instituto Serum produz imunizante de Oxford no país

21 jan 2021 - 12h21
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos cinco pessoas morreram em um incêndio na sede do Instituto Serum, maior produtor de vacinas do mundo e fabricante do imunizante anti-Covid da Universidade de Oxford e da AstraZeneca na Índia.

    As chamas atingiram uma unidade de produção de vacinas contra o rotavírus no quartel-general da indústria farmacêutica, situado em Pune, no estado de Maharashtra. "Foram encontrados cinco corpos completamente carbonizados", disse o delegado Amitabh Gupta ao jornal Times of India.

    Em seu perfil no Twitter, o primeiro-ministro Narendra Modi se disse "angustiado" com a perda de vidas no Instituto Serum e afirmou que seus "pensamentos estão com as famílias daqueles que perderam suas vidas".

    O gerente da fábrica, Vivek Pradhan, contou à imprensa local que o fogo teria começado em um laboratório de rotavírus no terceiro andar do prédio, onde também havia um estoque de vacinas BCG.

    "Estavam em andamento alguns trabalhos em instalações elétricas e encanamentos", afirmou.

    De acordo com o CEO do Instituto Serum, Adar Poonawalla, o incêndio não afetou a manufatura de vacinas contra a Covid-19.

    "Gostaria de assegurar a todos os governos e ao público que não haverá perda da produção da Covishield [nome comercial da vacina de Oxford]", escreveu o executivo no Twitter.

    O Brasil é um dos países que assinaram acordos com o Instituto Serum, mas ainda não há prazo para a entrega das 2 milhões de doses da Covishield. A empresa produz cerca de 1,5 bilhão de doses de diversas vacinas por ano, que são exportadas para mais de 170 nações. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade