PUBLICIDADE

Mundo

Importante assessor de presidente chinês receberá delegação comercial dos EUA em Pequim

2 mai 2018 - 08h02
(atualizado às 08h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-primeiro-ministro chinês Liu He, principal assessor econômico do presidente Xi Jinping, receberá uma delegação comercial de alto escalão dos Estados Unidos em Pequim nesta semana, informou o governo da China nesta quarta-feira, em meio a uma disputa crescente entre as duas maiores economias do mundo.

Vice-primeiro-ministro chinês Liu He 19/03/2018 REUTERS/Jason Lee
Vice-primeiro-ministro chinês Liu He 19/03/2018 REUTERS/Jason Lee
Foto: Reuters

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de até 150 bilhões de dólares sobre produtos chineses para punir a China por suas exigências em empreendimentos conjuntos e outras regras que Washington diz obrigarem empresas dos EUA a cederem sua propriedade intelectual a competidores chineses com apoio estatal.

A China, que nega forçar tais transferências de tecnologia, ameaçou retaliar na mesma medida, incluindo a adoção de tarifas sobre a soja e aeronaves dos EUA.

Em um comunicado breve, o Ministério do Comércio da China saudou a visita da delegação a Pequim, agendada para quinta e sexta-feira, acrescentando que Liu se reunirá com as autoridades norte-americanas para "trocar ideias" sobre questões de interesse mútuo a respeito do comércio bilateral e dos laços comerciais.

Entre os visitantes norte-americanos estará o representante comercial Robert Lighthizer, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o secretário de Comércio, Wilbur Ross, o assessor para comércio e manufaturas da Casa Branca, Peter Navarro, e o novo assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow.

A China se diz determinada a abrir mais sua economia ao mundo exterior, e criticou o que classificou como protecionismo norte-americano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade