PUBLICIDADE

Mundo

Igreja na Itália publicará nova versão do 'Pai Nosso'

Conferência de bispos alterou a parte final da oração

28 jan 2020 - 10h20
(atualizado em 29/1/2020 às 13h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Conferência Episcopal da Itália (CEI) publicará sua nova versão do "Pai Nosso", a oração mais recitada pelos católicos, depois da Páscoa, que em 2020 será celebrada em 12 de abril.

Papa Francisco durante missa no Vaticano, em 25 de janeiro
Papa Francisco durante missa no Vaticano, em 25 de janeiro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A alteração, que conta com o aval do papa Francisco, trocará o trecho "non ci indurre in tentazione" ("não nos induza à tentação", em tradução livre) por "non abbandonarci alla tentazione", aproximando a oração em italiano da versão em português, que diz "não nos deixeis cair em tentação".

O problema nasce da versão em latim ("et ne nos indúcas in tentatiónem"), que, ao ser traduzida para alguns idiomas, transmitia a ideia de que Deus induz os fiéis a pecarem. A Igreja Católica na França enfrentava o mesmo dilema, mas corrigiu a oração em 2017.

"O missal com a nova versão do Pai Nosso sairá logo depois da Páscoa", disse o arcebispo de Chieti e Vasto, Bruno Forte, em entrevista à agência italiana AdnKronos. Forte é considerado um dos teólogos mais influentes no Vaticano.

Segundo o arcebispo, o uso litúrgico do novo "Pai Nosso" começará nas missas de 29 de novembro, primeiro domingo do Advento.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade