PUBLICIDADE

Mundo

Hostilidades entre Gaza e Israel aumentam com ataques aéreos

4 mai 2019 - 13h43
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes de Gaza dispararam dezenas de foguetes em Israel neste sábado e um ataque aéreo israelense matou um palestino armado conforme hostilidades aumentavam na fronteira pelo segundo dia seguido.

A escalada começou na sexta-feira, quando dois soldados israelenses ficaram feridos por disparos de arma de Gaza perto da fronteira. O ataque aéreo israelense em retaliação matou dois militantes do grupo islâmico Hamas, que governa Gaza. Outros dois palestinos protestando perto da fronteira também foram mortos por forças israelenses.

Neste sábado, Israel atingiu Gaza com ataques aéreos e tanques depois que militantes palestinos lançaram mais de 90 foguetes contra cidades e vilarejos israelenses. O Exército israelense afirmou ter mirado lançadores de foguetes e postos do Hamas.

O confronto, que levou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu a convocar seu conselho de segurança, ocorre dias antes de os muçulmanos começarem o mês sagrado do Ramadã e os israelenses celebrarem o Dia da Independência.

Israel e o Hamas conseguiram evitar uma guerra total nos últimos cinco anos. Mediadores egípcios, com o crédito de terem intermediado um cessar-fogo após um ataque com foguetes do Hamas ao norte de Tel Aviv, em março, têm trabalhado para evitar qualquer nova escalada de hostilidades.

Um pequeno grupo armado pró-Hamas em Gaza, Os Protetores de Al-Aqsa, disse que um de seus homens foi morto em um ataque aéreo neste sábado.

O Ministério da Saúde de Gaza disse que quatro palestinos ficaram feridos e o Ministério da Educação palestino afirmou estar evacuando escolas em áreas sob bombardeio israelense.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade