PUBLICIDADE

Mundo

Hong Kong se prepara para greve geral com protesto de milhares contra projeto de lei de extradição

11 jun 2019 - 20h21
(atualizado às 21h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Hong Kong se prepara para greves gerais na quarta-feira após milhares enfrentaram tempestades na madrugada para promover novos protestos contra uma proposta de lei de extradição que permite o envio de pessoas para serem julgadas na China.

Manifestantes protestam na entrada do Conselho Legislativo em Hong Kong
12/06/2019
REUTERS/Thomas Peter
Manifestantes protestam na entrada do Conselho Legislativo em Hong Kong 12/06/2019 REUTERS/Thomas Peter
Foto: Reuters

A Chefe do Executivo Carrie Lam disse que seguiria adiante com a nova legislação apesar de profundos temores por amplas áreas do centro financeiro asiático que no domingo levaram às maiores manifestações políticas desde a cessão do comando do governo britânico para o chinês em 1997.

Outras milhares de pessoas de diversos setores de Hong Kong eram esperadas para se juntar aos manifestantes no início da quarta-feira enquanto empresas pela cidade se preparavam para entrar em greve.

O projeto, que gerou uma oposição ampla inédita interna e externamente, ainda será discutido em uma segunda roda de debates no Conselho Legislativo de 70 membros de Hong Kong. O congresso é controlado por uma maioria pró-Beijing.

"Quando o projeto de extradição de fugitivos for aprovado, Hong Kong se tornará uma 'Hong Kong' inútil", disse Jimmy Sham, coordenador da Frente Civil de Direitos Humanos, a principal organizadora da manifestação de domingo.

"Estaremos afundados em um lugar onde investidores estrangeiros têm medo de investir e onde turistas têm medo de ir. A 'Pérola do Oriente' de outros tempos se tornará um nada."

Lam buscou aliviar as preocupações do povo dizendo que seu governo estaria criando emendas adicionais ao projeto, incluindo salvaguardas de direitos humanos.

Em uma rara medida, importantes líderes empresariais alertaram que proceder rumo à lei de extradição poderia ferir a confiança do investidor em Hong Kong e erodir suas vantagens competitivas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade