PUBLICIDADE

Mundo

"Hola, sou Mike Pence": vice-presidente dos EUA manda mensagem de apoio a venezuelanos

22 jan 2019 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, publicou nesta terça-feira um vídeo de apoio a venezuelanos, encorajando aqueles que estão se manifestando contra o presidente Nicolás Maduro e reiterando o apoio dos EUA ao líder da oposição Juan Guaidó.

 Pence, em evento no Pentágono, Arlington 17/1/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Pence, em evento no Pentágono, Arlington 17/1/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

A oposição da Venezuela planeja realizar manifestações por todo o país na quarta-feira, como parte de um evento anual que marca a queda de um governo militar em 1958. Críticos do governo estão cada vez mais comparando Maduro ao ditador Marcos Pérez, derrubado do poder naquele ano.

Em um vídeo falado em inglês com algumas palavras em espanhol, Pence, que já criticou Maduro anteriormente, o declarou um "ditador" que não tem nenhum direito legítimo ao poder.

"Em nome do presidente Donald Trump e de todo o povo norte-americano, me deixem expressar o inabalável apoio dos Estados Unidos à medida que vocês, o povo da Venezuela, elevam suas vozes em um clamor de liberdade", disse Pence, após iniciar o vídeo com a saudação "hola", que quer dizer "olá" em espanhol.

"Nicolás Maduro é um ditador sem qualquer direito legítimo ao poder. Ele nunca ganhou a Presidência em uma eleição livre e justa e tem mantido o poder prendendo qualquer um que ouse se opor a ele."

Pence declarou novamente o apoio dos EUA a Guaidó, com quem conversou por telefone no início deste mês, e chamou a Assembleia Nacional, que ele lidera, de o "último vestígio de democracia" no país. O vice-presidente disse que Washington apoia a decisão de Guaidó de afirmar o poder da instituição, declarar Maduro um "usurpador" e pressionar pelo estabelecimento de um governo de transição.

"À medida que vocês fizerem suas vozes serem ouvidas amanhã, em nome do povo norte-americano, nós dizemos às boas pessoas da Venezuela: estamos con ustedes", disse, completando com a tradução: "Nós estamos com vocês, nós apoiamos vocês e permaneceremos com vocês até que a democracia seja restaurada e que vocês recuperem seu direito inato de libertad."

Maduro tomou posse em 10 de janeiro em meio a críticas internacionais de que sua liderança é ilegítima, após uma eleição amplamente considerada como fraudulenta.

Pence tem frequentemente assumido a liderança dentro do governo Trump nas condenações a Maduro. Ele chamou a posse do presidente venezuelano de farsa e deixou claro que os Estados Unidos não reconhecem o resultado das eleições.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade