PUBLICIDADE

Mundo

Hezbollah diz estar perto de vitória em batalha na fronteira entre Líbano e Síria

26 jul 2017 - 21h03
Compartilhar
Exibir comentários

O líder do Hezbollah disse nesta quarta-feira que o grupo libanês está perto de derrotar militantes da Frente Nusra na batalha ao longo da fronteira entre Síria e Líbano.

"Estamos perto de uma vitória militar muito grande", disse Sayyed Hassan Nasrallah em discurso televisionado. Os militantes "perderam efetivamente" maior parte das terras que possuíam na montanhosa e árida região fronteiriça de Jroud Arsal, acrescentou.

Assim que o confronto terminar, o Hezbollah, xiita e apoiado pelo Irã, estará pronto para entregar território que capturou caso o Exército libanês peça, disse.

O Hezbollah teve rápidos avanços desde que iniciou uma ofensiva com o Exército sírio na sexta-feira para afastar militantes sunitas do último reduto ao longo da fronteira.

Nos arredores da cidade libanesa de Arsal, a operação teve foco na ex-Frente Nusra, ramificação síria da al Qaeda até o ano passado, quando rompeu laços e trocou de nome. A próxima fase deve ter como alvo um enclave próximo que está nas mãos de militantes do Estado Islâmico.

O Exército libanês, um grande recebedor de apoio militar dos Estados Unidos e Reino Unido, não participou da ofensiva e estabeleceu posições defensivas em torno de Arsal, que Nasrallah descreveu como essencial.

Negociações tiveram início na terça-feira entre autoridades libanesas e a Frente Nusra sobre a retirada dos militantes remanescentes para territórios tomados por insurgentes na Síria, disse Nasrallah. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade