PUBLICIDADE

Mundo

Hezbollah declara vitória na Síria; Rússia diz que maior parte do país foi recuperada

12 set 2017 - 16h58
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo xiita libanês Hezbollah declarou vitória na guerra da Síria e a Rússia disse que as forças do governo expulsaram os militantes da maior parte do país, onde o comando do presidente Bashar al-Assad parecia ameaçado dois anos atrás.

Bandeiras do Hezbollah e da Síria em veículo militar na região síria de Qalamoun
 28/8/2017    REUTERS/Omar Sanadiki
Bandeiras do Hezbollah e da Síria em veículo militar na região síria de Qalamoun 28/8/2017 REUTERS/Omar Sanadiki
Foto: Reuters

Os comentários de dois aliados do governo sírio são as maiores demonstrações de confiança já emitidas sobre a posição de Assad no conflito, embora partes significativas da nação continuem fora do controle estatal. A afirmativa russa de que o Exército reconquistou 85 por cento do território foi refutada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos, segundo o qual o governo controla 48 por cento da Síria.

Nesta terça-feira o ministro da Defesa russo se encontrou com Assad em Damasco para debater esforços militares conjuntos e a luta contra o Estado Islâmico.

Os avanços mais recentes do governo retomaram partes do leste sírio do Estado Islâmico, que está sendo alvejado na mesma região por milícias curdas e árabes apoiadas pelos Estados Unidos.

O líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, cujo grupo enviou milhares de combatentes à Síria, minimizou os combates ainda a serem disputados no país vizinho, que chamou de "batalhas esparsas".

"Vencemos a guerra (na Síria)", disse ele em comentários noticiados pelo jornal libanês Al-Akhbar.

Referindo-se aos opositores de Assad, Nasrallah disse que "o caminho do outro projeto fracassou e quer negociar para ter alguns ganhos". Seus comentários, feitos durante um encontro de cunho religioso, foram confirmados à Reuters por uma fonte a par de seu discurso.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade