PUBLICIDADE

Mundo

Helicóptero militar iraquiano é abatido em Kirkuk

Cinco soldados morreram; ninguém reivindicou autoria

29 jul 2021 - 13h04
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Um helicóptero militar iraquiano foi abatido durante uma missão na província de Kirkuk, no Iraque, e os cinco oficiais a bordo morreram, informou o Exército nesta quinta-feira (29). Ainda conforme o comunicado, o veículo "estava em uma missão de combate".

Kirkuk é palco de embates entre as forças iraquianas e células do Estado Islâmico
Kirkuk é palco de embates entre as forças iraquianas e células do Estado Islâmico
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A princípio, os militares haviam informado que o helicóptero tinha caído, mas fontes do governo relataram que ele foi atingido por "disparos vindo da terra".

Um vídeo enviado por moradores para a mídia de Bagdá mostra um grupo de bombeiros tentando apagar as chamas após o incêndio, mas todos os ocupantes já estavam mortos.

A província de Kirkuk vem sendo palco, há anos, de combates entre as forças iraquianas e membros do grupo terrorista Estado Islâmico.

Apesar dos extremistas terem perdido força e espaço, pequenas células ainda fazem ataques pontuais tanto contra os militares como contra a população civil. Há exatos 10 dias, membros do grupo fizeram um atentado suicida em um mercado de Bagdá e mataram 30 pessoas.

No dia 26 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o país vai encerrar sua missão em campo - que tem cerca de 2,5 mil soldados - e passar a apoiar apenas o treinamento e a Inteligência de Bagdá contra o EI. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade