PUBLICIDADE

Mundo

Hamas prende homens de Gaza suspeitos de ataque a emissora de TV de Abbas

5 jan 2019 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades de Gaza prenderam cinco palestinos neste sábado por suspeita de saquearem os escritórios da estação oficial de televisão palestina do presidente Mahmoud Abbas, informou o Ministério do Interior do Hamas.

Na sexta-feira, assaltantes destruíram câmeras, equipamentos de edição e transmissão no escritório em Gaza da Palestinian Broadcast Corporation (PBC), que transmite material de apoio a Abbas. Funcionários da estação imediatamente culparam o Hamas pelo ataque. 

O incidente ressaltou as tensões entre a Autoridade Palestina, de Abbas, baseada na Cisjordânia ocupada e apoiada pelo Ocidente, e o Hamas, grupo islâmico que governa Gaza.

Mas o Hamas disse no sábado que todos os cinco suspeitos eram ex-funcionários da Autoridade Palestina, cujos salários foram suspensos recentemente. Não houve resposta imediata da Autoridade Palestina.

Há muito tem havido divergências entre o Hamas, que venceu as últimas eleições parlamentares palestinas em 2006 e se opõe a qualquer negociação de paz com Israel, e com a facção Fatah mais moderada e secular, de Abbas.

Os dois rivais tentaram e falharam em acabar com as diferenças. O Egito tem negociado um pacto de reconciliação palestino que prevê que o Hamas ceda o controle de Gaza a Abbas, mas uma disputa sobre o compartilhamento de poder impediu a implementação do tratado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade