PUBLICIDADE

Mundo

Hackers atingem agendamento de vacinas na maior região da Itália

Novas reservas para imunização ant-Covid foram suspensas

2 ago 2021 - 08h46
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque hacker atingiu no último domingo (1º) a central de dados do Lazio, região mais populosa da Itália, e afetou inclusive o sistema de agendamento de vacinação contra o novo coronavírus.

Sede do governo do Lazio, em Roma
Sede do governo do Lazio, em Roma
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em função da ação cibernética, o governo regional paralisou as reservas para imunização contra a Covid-19, embora diga que a campanha prossegue normalmente, uma vez que os agendamentos feitos anteriormente não foram cancelados.

"A campanha de vacinação não para, e ontem [domingo] foram aplicadas 50 mil vacinas, apesar do grave ataque informático sofrido", disse nesta segunda-feira (2) o secretário de Saúde do Lazio, Alessio D'Amato.

"Os técnicos estão trabalhando para reativar em segurança os novos agendamentos. Nenhum dado foi roubado", acrescentou. De acordo com uma investigação da Polícia Postal, o ataque foi realizado a partir do exterior, mas o país exato ainda não foi identificado.

Os hackers teriam conseguido se infiltrar no sistema por meio do perfil de um administrador de rede, ativando um mecanismo que criptografa os dados. Além disso, eles teriam pedido uma grande quantia em bitcoins para liberar os arquivos.

O Lazio, onde fica a capital Roma, é uma das regiões com vacinação mais avançada na Itália e contabiliza mais de 70% de sua população com mais de 18 anos totalmente imunizada contra a Covid-19.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade