PUBLICIDADE

Mundo

Guterres pede fim de ataques em usinas nucleares na Ucrânia

Secretário da ONU definiu as operações militares como 'suicidas'

8 ago 2022 - 08h12
(atualizado às 08h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu a suspensão de todas as operações militares "suicidas" em usinas nucleares na Ucrânia, principalmente em Zaporizhzhia.

Soldado russo na frente de uma das entradas da usina nuclear de Zaporizhzhia
Soldado russo na frente de uma das entradas da usina nuclear de Zaporizhzhia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Qualquer ataque a usinas nucleares é suicida. Espero que essas ofensivas acabem e, ao mesmo, torço para que a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) tenha acesso à usina de Zaporizhzhia", declarou Guterres em uma entrevista coletiva em Tóquio, no Japão.

Escondida atrás de uma curva do Dnipro, a maior central nuclear da Europa vem sendo palco de confrontos entre russos e ucranianos desde o fim da semana passada e continua ameaçando a cidade de Zaporizhzhia.

O secretário afirmou que está "muito preocupado" com a possibilidade de acontecer um conflito "prolongado" em território ucraniano, "que está causando enorme sofrimento e tendo um impacto muito negativo na economia global".

A atividade dos dois reatores que operam na usina de Zaporizhzhia, que as forças russas e ucranianas se acusam de bombardeios, foi reduzida por razões de segurança, informou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konanshenkov.

Ele acrescentou que um ataque lançado no último domingo (7) por Kiev acionou o sistema de segurança que cortou o fornecimento de eletricidade para a usina.

Além de expressar repetidamente sua preocupação com os impactos que a guerra na Ucrânia podem causar, Guterres também mencionou as tensões entre China e Estados Unidos em torno de Taiwan.

O diplomata de 73 anos de idade definiu a situação como uma "questão sensível" e pediu mais "moderação" aos dois países.

.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade