PUBLICIDADE

Mundo

Guatemala evita ameaça de sanções de Trump com novo acordo de imigração

26 jul 2019 - 19h58
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que concordou em retirar a ameaça de sanções econômicas contra a Guatemala, depois que o país concordou em aplicar novas medidas de imigração a cidadãos de Honduras e El Salvador. 

Presidente dos EUA, Donald Trump
26/07/2019
REUTERS/Leah Millis
Presidente dos EUA, Donald Trump 26/07/2019 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

A administração Trump luta contra um fluxo de imigrantes, principalmente da América Central, buscando asilo na fronteira sul dos EUA com o México, que tornou difícil a Trump restringir a imigração, como prometeu quando foi eleito. 

Trump queria que a Guatemala assinasse o que é conhecido como um acordo de terceiro país seguro, que exige a requerentes buscar refúgio primeiro em um terceiro país, por meio do qual eles viajaram para chegar aos Estados Unidos. 

A Corte Constitucional da Guatemala decidiu que um acordo desses não pode ser assinado sem a aprovação do Congresso do país, que está em recesso de verão. 

Trump afirmou a repórteres na sexta-feira que a Guatemala havia assinado um acordo de terceiro país, mas o governo guatemalteco não usou esse termo. Disse que novas medidas aplicavam-se apenas a cidadãos de Honduras e El Salvador. 

Trump ameaçou impor tarifas, proibições de viagem e atingir remessas de valores com taxas quando o acordo entrou em colapso semana passada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade