PUBLICIDADE

Mundo

Grupo de Lima e outros países pedem apoio a um governo de transição na Venezuela

14 ago 2020 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários

Membros do Grupo de Lima, do Grupo Internacional de Contato, da União Europeia, e os Estados Unidos, entre outros países pediram apoio nesta sexta-feira de cidadãos e instituições da Venezuela a um governo de transição responsável pela organização de eleições presidenciais no país.

Presidente venezuelano Nicolás Maduro
04/08/2020
Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS
Presidente venezuelano Nicolás Maduro 04/08/2020 Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Divulgada na página do Itamaraty nesta sexta-feira, a Declaração Conjunta de Apoio à Mudança Democrática na Venezuela cita a situação humanitária, social e política do país, e lembra que atual pandemia de Covid-19 tem sobrecarregado o sistema de saúde.

"As eleições para a Assembleia Nacional, por si sós, não representam uma solução política e, ao contrário, podem polarizar ainda mais uma sociedade já dividida", diz a declaração.

"Para uma resolução pacífica e viável da crise, é necessário um governo de transição para organizar eleições presidenciais, de modo que nenhum candidato tenha uma vantagem indevida sobre os demais."

A declaração pede aos cidadãos o engajamento em um "processo desenhado e conduzido pelos venezuelanos" por "um governo de transição inclusivo".

Também exorta as instituições do Estado Venezuelano a participarem do processo, e ressalta que ele precisa incluir a plena capacidade da Assembleia Nacional de exercer suas funções e a independência da Corte Suprema e do Conselho Nacional Eleitoral.

Criado com o apoio da União Europeia, o Grupo Internacional de Contato tem a intenção de buscar uma solução para o impasse na Venezuela e é constituído por cerca de uma dúzia de países da Europa e América Latina e organizações governamentais internacionais.

Já o Grupo de Lima é formado pelo Brasil e vários países das Américas.

Rica em petróleo, a Venezuela, que enfrenta forte crise sócio-econômica nos últimos anos e é alvo de sanções econômicas, passa por um impasse político que tem de um lado, Juan Guaidó, líder da oposição que se autodeclarou presidente interino com apoio dos EUA e de outros países, inclusive o Brasil, e de outro o presidente Nicolás Maduro.

Milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos anos devido ao colapso econômico e a uma crise humanitária.

Na declaração desta sexta, os membros reiteram "a disposição de todos os países que mantêm sanções econômicas de discutir o abrandamento destas no contexto de progressos na área política".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade