PUBLICIDADE

Mundo

Governo Trump sanciona agência espacial do Irã

Já Rohani rechaçou negociação bilateral com os EUA

3 set 2019 - 17h56
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeu, anunciou nesta terça-feira (3), durante uma visita a Bruxelas, na Bélgica, novas sanções contra o Irã.

O presidente do Irã, Hassan Rohani
O presidente do Irã, Hassan Rohani
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo o chefe da diplomacia americana, o alvo é o programa espacial iraniano, acusado de servir de "cobertura" para o desenvolvimento de mísseis balísticos.

As sanções atingem a agência espacial do Irã e duas de suas afiliadas, poucos dias após a explosão de um foguete que seria lançado do Centro Espacial Imã Khomeini. As medidas preveem penalidades para governos, empresas e associações que tiverem envolvimento com os alvos das sanções.

"A tentativa iraniana de mandar em órbita um lançador espacial em 29 de agosto ressalta a urgência da ameaça", disse Pompeo. As novas sanções chegam após o presidente do Irã, Hassan Rohani, ter negado a intenção de manter negociações diretas com os EUA.

"Não queremos conversas bilaterais com os Estados Unidos", disse o mandatário, que cobrou a retirada das sanções contra o país e acusou as nações europeias signatárias do acordo nuclear de 2015, já rompido por Donald Trump, de "não respeitarem os próprios compromissos".

Segundo Rohani, se França, Reino Unido e Alemanha não adotarem medidas para compensar as sanções americanas, o Irã dará um "terceiro passo" para ignorar os termos do acordo. Recentemente, Teerã já aumentou o nível de enriquecimento de urânio e superou os limites de armazenamento de materiais nucleares.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade