PUBLICIDADE

Mundo

Governo Johnson ameaça abandonar negociações com UE em junho

Londres e Bruxelas começarão tratativas para acordo comercial

28 fev 2020 - 11h14
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Reino Unido disse que está pronto a abandonar as negociações para um acordo comercial com a União Europeia já a partir de junho, caso Bruxelas não aceite as premissas do país.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, defende 'linha dura' em negociações com a UE
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, defende 'linha dura' em negociações com a UE
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O objetivo - considerado improvável por observadores internacionais - é concluir as tratativas até 31 de dezembro de 2020, quando termina o período de transição do Brexit.

Em discurso na Câmara dos Comuns nesta quinta-feira (27), o ministro do Gabinete do premier Boris Johnson, Michael Gove, afirmou estar "otimista" quanto à eliminação das barreiras alfandegárias com a União Europeia, mas insistiu que a soberania britânica "está em primeiro lugar".

Para eliminar todas as tarifas, a UE quer que o Reino Unido se submeta a determinadas regras europeias, de modo a garantir uma competição igualitária, mas Londres rejeita se alinhar a "algumas leis", de acordo com Gove.

Isso inclui normativas sobre impostos, migração e pesca. "Não aceitaremos nenhuma obrigação de alinhar nossas leis àquelas da UE ou às instituições europeias, como a Corte de Justiça, que não terá mais jurisdição no Reino Unido", disse.

Segundo o ministro, o objetivo é emular as relações comerciais que a União Europeia já tem com outros países, como Canadá, Coreia do Sul e Japão. "A proximidade geográfica não é um fator decisivo em um tratado de livre comércio", declarou.

O negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier, evitou entrar em polêmica sobre as diretrizes anunciadas por Londres e garantiu que o bloco deseja um acordo "equilibrado e ambicioso". "A partir de segunda-feira [2], começaremos a discutir nossas posições", afirmou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade