PUBLICIDADE

Mundo

Governo italiano monitora 925 novos focos de coronavírus

Segundo o ISS, ao menos nove regiões têm Rt acima de 1

13 ago 2020 - 15h58
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério de Saúde da Itália e o Instituto Superior de Saúde (ISS) informaram nesta quinta-feira (13) que, na última semana, foram identificados 925 surtos de Covid-19, um aumento de 225 em relação a semana anterior.

Segundo o ISS, ao menos nove regiões têm Rt acima de 1
Segundo o ISS, ao menos nove regiões têm Rt acima de 1
Foto: ANSA/Emanuele Valeri / Ansa - Brasil

De acordo com os dados, existem nove regiões do país com taxa de transmissão do vírus (Rt) acima de 1, o que equivale a três áreas a menos que na semana passada quando havia 12.

A Sicília, por sua vez, registrou o nível nacional mais alto com 1,4. Já as regiões de Abruzzo, Ligúria, Lombardia, Marcas, Piemonte, Puglia, Toscana e Vêneto também excederam a taxa limite. Basilicata, Calábria e Molise, por sua vez, estão com o valor de Rt zero.

"O forte comprometimento dos serviços locais nas atividades de rastreamento de contatos está se mostrando eficaz na contenção da transmissão local do vírus, conforme demonstrado pelos valores de Rt iguais ou menores que 1 na maioria das regiões", diz o estudo.

"Portanto, são observadas taxas, nas últimas estimativas de média de 14 dias, iguais ou superior a 1 em nove regiões onde ocorreram surtos recentes nas últimas três semanas, mas sem envolver uma sobrecarga dos serviços de assistência social", acrescenta.

Após uma drástica redução na cifra diária de casos, o que permitiu a reabertura de praticamente todas as atividades sociais e econômicas, a Itália vem registrando uma tendência de alta nas últimas três semanas. A média móvel de sete dias atingiu 434 casos hoje, maior valor desde 1º de junho, com os mesmos 434.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade