PUBLICIDADE

Mundo

Governo italiano estuda comprar até 5% da TIM

A maior operadora do país tem sido alvo de disputas acionárias

5 abr 2018 - 14h53
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio às disputas acionárias na TIM, a empresa Cassa Depositi e Prestiti (CDP), controlada pelo Ministério de Economia e Finanças da Itália, está pronta para comprar até 5% do capital da operadora.

Governo italiano estuda comprar até 5% da TIM
Governo italiano estuda comprar até 5% da TIM
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

O projeto foi revelado pelo jornal "Corriere della Sera" e recebido de forma positiva pelo mercado - as ações da TIM na Borsa Italiana, a bolsa de valores de Milão, fecharam o pregão desta quinta-feira (5) com 5,2% de valorização.

O objetivo do governo seria "tutelar" ativos estratégicos para a Itália, em um momento em que o controle da TIM é exercido pelo grupo francês Vivendi, principal acionista da empresa, com quase 24% de participação.

A Vivendi já vem enfrentando a hostilidade aberta da gestora de investimentos norte-americana Elliott Management, que acumulou ações da TIM (entre 5% e 10%) para eleger representantes no conselho de administração e questionar a gestão francesa, e agora terá de lidar também com o governo.

No fim do ano passado, o gabinete do primeiro-ministro Paolo Gentiloni acionou o chamado "golden power", recurso que dá a Roma poderes para proteger empresas estratégicas para o interesse nacional.

O instrumento foi acionado após a Vivendi aumentar sua fatia na TIM para 23,94% e, por consequência, ganhar papel relevante em duas subsidiárias da operadora que são consideradas "de importância estratégica para a defesa e a segurança nacionais".

As companhias em questão são a Sparkle, dona de uma rede de 500 mil quilômetros de cabos de fibra ótica, e a Telsy, fornecedora de telefones, aparatos e sistemas à prova de interceptações.

Ainda assim, a Vivendi preferiu manter uma postura amigável à possível entrada da CDP e disse que "todo acionista é bem-vindo". "O ingresso da CDP não é considerado uma operação hostil porque, se fosse, seria uma mensagem negativa para todos os investidores estrangeiros", diz uma nota do grupo francês.

O Ministério de Finanças tem cerca de 83% da Cassa Depositi e Prestiti. As disputas na TIM serão colocadas às claras no próximo dia 24 de abril, data da próxima assembleia de acionistas, e em 4 de maio, quando seu conselho de administração será renovado.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade