PUBLICIDADE

Mundo

Governo dos EUA e estados entram com ação contra Google

Ação acusa empresa de violar lei antitruste e provocar monopólio

20 out 2020 - 17h32
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e 11 governos estaduais entraram com uma ação contra o Google por violar a lei antitruste e ter o monopólio em seu setor, informou o órgão norte-americano nesta terça-feira (20).

Google é alvo de maior ação do governo dos EUA contra uma empresa do Vale do Silício em duas décadas
Google é alvo de maior ação do governo dos EUA contra uma empresa do Vale do Silício em duas décadas
Foto: AFP / Ansa - Brasil

Segundo a denúncia, a empresa paga outras companhias para que seu motor de buscas seja usado como padrão em diversos tipos de dispositivos, "sufocando" a concorrência e danificando o direito de escolha do consumidor.

Essa é a maior ação contra uma empresa do Vale do Silício em, ao menos, duas décadas nos EUA e surge após uma investigação do Congresso do país sobre a postura das maiores empresas de tecnologia norte-americanas - Google, Apple, Amazon e Facebook.

O relatório final dos congressistas cobrou alterações imediatas para deixar o mercado mais saudável.

O Google se manifestou em nota e informou que a ação do Departamento de Justiça "está profundamente errada" e que "as pessoas usam o Google porque escolhem fazê-lo, não porque são obrigadas ou porque não encontram alternativas".

O secretário de Justiça, William Barr, afirmou que a abertura da ação é algo "grandioso" para os consumidores norte-americanos e que o caso não tem nada a ver com temores de censura ou da parcialidade de empresas de tecnologia em suas redes sociais. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade