PUBLICIDADE

Mundo

Governo britânico insiste em Brexit no dia 31 de outubro

Ontem, premier enviou carta à UE pedindo adiamento do divórcio

20 out 2019 - 09h47
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro britânico, Michael Gove, afirmou neste domingo (20) que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) acontecerá no próximo dia 31 de outubro, embora o primeiro-ministro Boris Johnson tenha enviado um carta para Bruxelas pedindo um adiamento do prazo. Em entrevista à emissora "Sky News", o político disse que o governo está determinado para garantir o chamado Brexit no calendário estabelecido, porque o país sente necessidade de concluir o processo. "Sabemos que a UE quer que saiamos. Sabemos que temos um acordo que nos permite sair. Vamos sair em 31 de outubro. Temos os meios e a capacidade para o fazer", insistiu. Gove ressaltou a determinação de Johnson e também demonstrou seu apoio em manter o divórcio na data programada. Ontem (19), o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou que Johnson enviou a carta, exigida por lei, para pedir um novo adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia.

Governo britânico insiste em Brexit no dia 31 de outubro
Governo britânico insiste em Brexit no dia 31 de outubro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    O pedido é uma determinação da lei aprovada no último dia 4 de setembro pelo Parlamento britânico, que precisou ser colocada em prática depois que o novo acordo negociado com Bruxelas não foi aprovado hoje durante sessão extraordinária deste sábado.

    Além da carta, o líder conservador anexou outro documento ressaltando que o adiamento seria um erro "profundamente corrosivo" e "prejudicaria os interesses" do país e dos parceiros da UE.

    Johnson ainda pediu para os líderes da UE tentarem convencer os parlamentares britânicos a aprovarem o acordo. O conteúdo foi criado sob a orientação do procurador geral, Geoffrey Cox, para cumprir a cláusula do Acordo de Retirada da União Europeia, o chamado Benn Act, e deixa claro que o pedido está sendo feito pelo Parlamento e não por seu governo.

    Mais cedo, os parlamentares aprovaram uma emenda que obriga a solicitação do atraso do divórcio para além do próximo dia 31 de outubro. A proposta foi apresentada pelo deputado ex-conservador Oliver Letwin. Com isso, o novo acordo não foi submetido a votação. "Na próxima semana, este governo introduzirá a legislação de que precisamos para deixar a União Europeia com o nosso grande novo acordo em 31 de outubro", disse Johnson, na carta enviada aos parlamentares.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade