PUBLICIDADE

Mundo

Governo afegão considera nova oferta de cessar-fogo durante feriado do Eid em agosto

21 jul 2018 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, pode oferecer um cessar-fogo ao Talibã durante o feriado do Eid no próximo mês, disse um porta-voz neste sábado, após a trégua em junho que produziu cenas sem precedentes de combatentes desarmados misturados a soldados nas ruas de Cabul.

O anúncio ocorreu em meio à crescente especulação sobre a possibilidade de negociações de paz com o Talibã, após a oferta de conversas sem condições prévias que Ghani fez em janeiro e a trégua de três dias durante o feriado de Eid al-Fitr no mês passado.

Aquele cessar-fogo, no qual combatentes do Talibã desarmados tiraram fotos com soldados e a polícia nas ruas de Cabul e outras cidades afegãs, levantou visões de uma paz duradoura 17 anos após a campanha liderada pelos Estados Unidos que expulsou o Talibã.

O principal porta-voz de Ghani, Haroon Chakansuri, confirmou uma reportagem do The Wall Street Journal desta semana, de que o governo estava considerando repetir a trégua durante o Eid al-Qurban, o segundo feriado do Eid, que cai em 22 de agosto neste ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade