PUBLICIDADE

Mundo

Governador de Donetsk pede que 350 mil civis deixem região

Área é novo foco dos ataques russos após queda de Lugansk

6 jul 2022 - 09h22
(atualizado às 09h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador da região ucraniana de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, pediu nesta quarta-feira (6) para que cerca de 350 mil civis deixam a localidade por conta do iminente ataque russo na área. O local é o novo alvo das tropas de Moscou após a queda da região vizinha de Lugansk.

Região de Donetsk é novo alvo da Rússia após queda de Lugansk
Região de Donetsk é novo alvo da Rússia após queda de Lugansk
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Isso é necessário para salvar vidas humanas e para permitir que o exército ucraniano consiga defender melhor a área. O destino do país inteiro será decidido na região de Donetsk", disse Kyrylenko conforme reportam os jornais locais. Ainda conforme o representante, "quanto menos pessoas estiverem aqui, mais poderemos nos concentrar nos nossos inimigos e desenvolver nossas missões principais".

O pedido do governador vem um dia depois do prefeito de Sloviansk, Vadim Lyakh, fazer o mesmo por conta de um "enorme bombardeio" ocorrido nesta terça-feira (5).

Também nesta quarta, o governador de Lugansk, Sergei Gaidai, afirmou ao portal Ukrinform que as forças armadas ucranianas estão se concentrando no bloqueio de unidades russas em uma estrada que liga as duas regiões e mantendo a rodovia Bakhmut-Lysychansk aberta para a passagem de civis e militares do país.

"Estamos segurando o inimigo na fronteira entre Lugansk e Donetsk. Os russos estão sofrendo perdas significativas. Ontem, as tropas russas tentaram avançar na região de Donetsk e interromper a rodovia, mas não conseguiram", pontuou.

A guerra na Ucrânia foi iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro de maneira ampla, com a tentativa de derrubar o governo de Kiev.

Após o fracasso, os russos se concentraram em atacar a parte sul e leste do território. Nessa segunda parte, fica a área de Donbass, onde grupos separatistas pró-Rússia lutam contra o governo ucraniano desde 2014 e chegaram a declarar a independência dos países.

No último domingo (3), milícias russas tomaram a cidade de Lysychansk, último reduto de defesa ucraniana em Lugansk, após Kiev ordenar a retirada de seus soldados para evitar mais mortes - estima-se o falecimento de dois mil nos combates. Agora, o foco de Moscou será Donetsk. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade