PUBLICIDADE

Mundo

Giuliani recua sobre Trump ter buscado negócio em Moscou por todo ano de 2016

21 jan 2019 - 20h39
Compartilhar
Exibir comentários

O advogado Rudy Guiliani, que representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás de declarações segundo as quais Trump buscou por todo o ano de 2016 fechar um negócio para erguer um torre com seu nome em Moscou, dizendo que suas observações "foram hipotéticas e não baseadas em conversas que tive com o presidente".

Presidente dos EUA, Donald Trump
19/01/2019
REUTERS/Yuri Gripas
Presidente dos EUA, Donald Trump 19/01/2019 REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

No domingo, ao programa "Meet the Press", do canal NBC, Giuliani disse que Trump pode ter dado continuidade a seu projeto e debatido sobre ele com seu advogado pessoal anterior, Michael Cohen, até o fim de outubro ou novembro de 2016, quando Trump estava prestes a derrotar a democrata Hillary Clinton na corrida presidencial.

Ao New York Times, Giuliani foi além, dizendo ter ouvido o presidente falar que as negociações sobre a Trump Tower Moscou "ocorreram do dia em que anunciei (a candidatura) ao dia em que ganhei".

O negócio em Moscou acabou por não se materializar, mas as observações de Giuliani sugerem que as discussões de Trump com Cohen sobre o projeto continuaram até a eleição, levantando novas dúvidas para uma comissão do Congresso que investiga possíveis ligações entre o presidente e a Rússia.

"Isso é notícia para mim. E isso é uma grande notícia", disse o senador Mark Warner, principal democrata a integrar a Comissão de Inteligência do Senado e que era convidado do mesmo programa que Giuliani.

Entretanto, em uma nota enviada por e-mail nesta segunda-feira, Giuliani mudou a história: "Meus comentários não representam o momento e as circunstâncias verdadeiras de nenhuma dessas discussões."

Uma investigação do procurador-especial Robert Mueller, que apura a interferência da Rússia na eleição de 2016 e o possível conluio entre Moscou e a campanha de Trump, tem assombrado o mandato de Trump em meio a notícias sobre a suposta ligação de membros de sua equipe com a Rússia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade