PUBLICIDADE

Mundo

Giuliani é alvo de investigação criminal sobre eleições de 2020 nos EUA

15 ago 2022 - 20h15
(atualizado às 20h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Rudy Giuliani, advogado pessoal do ex-presidente norte-americano Donald Trump que ajudou a liderar contestações ao resultado eleitoral de 2020, disse nesta segunda-feira que é alvo de uma investigação criminal na Geórgia sobre as tentativas de Trump e seus aliados de derrubar a eleição.

Giuliani deve depor na quarta-feira perante um grande júri especial no condado de Fulton, que abrange Atlanta, após um juiz ordenar que ele cumprisse uma intimação.

Durante um talk show diário que ele apresenta na rádio WABC em Nova York, Giuliani afirmou que a investigação tem motivações políticas e que Atlanta é "bem conhecida pela corrupção", sem dar detalhes.

O New York Times já havia relatado o processo, citando o advogado de Giuliani, Robert Costello.

Em entrevista à Reuters, Costello disse que os promotores informaram a defesa na tarde desta segunda-feira que Giuliani é alvo da apuração. O advogado afirmou que Giuliani se recusará a responder quaisquer perguntas sobre Trump que violem o privilégio advogado-cliente.

Giuliani esteve diante de parlamentares estaduais em dezembro de 2020, ecoando as falsas teorias da conspiração de Trump sobre cédulas roubadas e instando-os a não certificar a vitória do presidente democrata Joe Biden.

A investigação do condado de Fulton começou após um telefonema gravado em janeiro de 2021, no qual Trump instou a principal autoridade eleitoral do Estado a "encontrar" votos suficientes para alterar o resultado. O ex-presidente afirmou repetidas vezes de maneira falsa que venceu na Geórgia, assim como a disputa presidencial de 2020.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade