PUBLICIDADE

Mundo

Gerente da seleção britânica de hóquei não irá à Rio 2016 por envolvimento na morte de Jean Charles

19 jun 2016 - 21h06
(atualizado às 21h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Halliday é gerente da seleção britânica de hockey desde 2010
Halliday é gerente da seleção britânica de hockey desde 2010
Foto: Getty / BBC News Brasil

O gerente da seleção britânica de hóquei não participará da Olimpíada do Rio por causa de seu envolvimento na operação que resultou na morte do brasileiro Jean Charles de Menezes em 2005.

Andy Halliday fez parte da equipe policial que confundiu Menezes com um suspeito por terrorismo na estação de metrô Stockwell, duas semanas após os atentados a bomba que mataram 52 pessoas em 7 de julho daquele ano.

"Após uma recomendação, foi acordado que Andy não viajará ao Brasil como membro da equipe técnica de hóquei", disse a Great Britain Hockey, órgão responsável pelo desenvolvimento do esporte no país tendo em vista os Jogos Olímpicos.

Aposentado após trabalhar por 30 anos na polícia de Londres, onde era especialista em armas de fogo, Halliday teve um "papel periférico" na operação no metrô da cidade, disse a organização.

O comunidado ainda informa que tanto o órgão quanto a Associação Olímpica Britânica estavam "cientes desta questão delicada em relação à participação da seleção britânica na Olimpíada do Rio".

"Andy continua a exercer seu papel como gerente e trabalha com o resto da equipe técnica para ajudar na preparação dos atletas para o evento."

Jean Charles (ao centro) foi morto por policiais no metrô de Londres em 2005
Jean Charles (ao centro) foi morto por policiais no metrô de Londres em 2005
Foto: BBC / BBC News Brasil

Halliday é gerente da seleção britânica desde 2010. "Ao mesmo tempo que estou obviamente desapontado por não ir aos Jogos Olímpicos, sei desta decisão desde novembro e respeito o processo que foi seguido para tomá-la e a decisão em si", disse ele.

"Os interesses e desempenho do time continuam a ser o mais importante."

A diretora da Great Britain Hockey, Sally Munday, agradeceu Halliday "pela dignidade e profissionalismo que ele demonstrou ao longo de todo o processo".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade