PUBLICIDADE

Mundo

George Bush comete gafe ao confundir Ucrânia com Iraque

Ex-líder criticou a própria invasão ao país do Oriente Médio

19 mai 2022 - 12h07
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente dos Estados Unidos George Bush, de 75 anos de idade, cometeu uma gafe na última quarta-feira (18), durante um discurso em Dallas, ao ter confundido a Ucrânia com o Iraque.

George Bush durante um evento em Shanksville, nos Estados Unidos
George Bush durante um evento em Shanksville, nos Estados Unidos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Ao se referir à guerra iniciada pela Rússia, o ex-chefe de Estado norte-americano descreveu erroneamente a invasão do Iraque como "brutal" e "injustificada".

"A decisão de um homem lançar uma invasão completamente injustificada e brutal no Iraque", disse Bush, que percebeu o equívoco logo na sequência. "Digo, na Ucrânia", corrigiu o ex-presidente republicano.

A gafe do ex-mandatário ocorreu em um evento do Bush Center, um instituto focado na formação de líderes, pouco depois de criticar o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O ex-chefe de Estado atribuiu o erro à sua idade e a confusão causou uma gargalhada na plateia.

No início dos anos 2000, Bush era o presidente dos Estados Unidos e arquitetou a invasão ao Iraque, na época liderado pelo ditador Saddam Hussein, afirmando que a nação produzia armamentos de destruição em massa. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade