PUBLICIDADE

Mundo

Gaza e Israel trocam agressões na véspera do Ramadã

Hamas e Jihad Islâmica dispararam mais de 200 mísseis

4 mai 2019 - 12h00
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Em mais um dia de tensão no Oriente Médio, o Hamas e a Jihad Islâmica dispararam neste sábado (4) mais de 200 mísseis contra Israel, que, por sua vez, bombardeou cerca de 120 alvos dos dois grupos na Faixa de Gaza.

Prédios queimam após bombardeio israelense na Faixa de Gaza
Prédios queimam após bombardeio israelense na Faixa de Gaza
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O saldo até o momento é de três palestinos mortos - um homem, uma mulher grávida e uma bebê de 14 meses - e uma israelense gravemente ferida. Os mísseis fizeram soar sirenes de alarme em cidades como Beit Dagan, Kiryat Gat e Bet Shemesh, ao sul de Tel Aviv. Um deles atingiu uma escola, que estava fechada para o repouso sabático.

Outro acertou uma casa perto da cidade de Ashkelon, mas o casal que mora no local conseguiu se refugiar a tempo em um cômodo blindado. Já Israel fechou a fronteira com Gaza nas passagens de Eretz (para pessoas) e de Kerem Shalom (mercadorias).

"A resistência continua pronta a reagir aos crimes cometidos pela ocupação, não permitirá que seja derramado sangue de nosso povo e está determinada a defendê-lo", disse um porta-voz do Hamas.

A Jihad Islâmica, por sua vez, ameaçou atacar a central nuclear de Dimona, o Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, e os portos de Ashdod e Haifa. Na última sexta, violentos protestos já deixaram quatro palestinos mortos na Faixa de Gaza, incluindo dois membros do Hamas.

A escalada da tensão acontece na véspera do início do Ramadã, o mês sagrado do Islã, em um dia de mercados lotados no território palestino. Segundo o porta-voz militar de Israel, Jonathan Conricus, a culpa é da Jihad Islâmica.

"Na semana passada a Jihad Islâmica disparou um míssil contra o sul de Israel; ontem [3] um franco-atirador feriu dois soldados. Foi a Jihad quem provocou a atual desestabilização", declarou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade