PUBLICIDADE

Mundo

G20 sobre Afeganistão será após Assembleia da ONU, diz Itália

País europeu vem tentando emplacar reunião sobre crise afegã

17 set 2021 - 07h38
(atualizado às 07h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, afirmou nesta sexta-feira (17) que o G20 fará uma reunião extraordinária sobre o Afeganistão após a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O país europeu preside o grupo em 2021 e vem tentando emplacar uma cúpula de líderes sobre a crise afegã desde meados de agosto, mas ainda não conseguiu acertar a reunião com os parceiros na aliança.

"O G20 extraordinário sobre o Afeganistão acontecerá depois da Assembleia-Geral das Nações Unidas, aonde irei na próxima semana", disse Di Maio em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, mas sem especificar datas.

Segundo ele, os ministros das Relações Exteriores do G20 se reunirão em Nova York para preparar a cúpula de líderes, que deve ser realizada de forma virtual.

A ideia de um G20 sobre a crise afegã foi lançada por Roma em 19 de agosto e seria uma forma de incluir China e Rússia, que não fazem parte do G7, nas discussões sobre a volta do Talibã ao poder.

A Itália, no entanto, já vai organizar a cúpula anual de líderes do grupo de 19 países mais a União Europeia em 30 e 31 de outubro.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade