0

França vai criar comando espacial dentro da Força Aérea

13 jul 2019
16h14
  • separator
  • comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse neste sábado que aprovou a criação de um comando espacial na Força Aérea Francesa para melhorar a defesa do país.

    Falando com militares um dia antes da parada do Dia da Bastilha, Macron afirmou que a nova doutrina militar de estabelecer um comando espacial vai fortalecer a proteção dos satélites franceses. Ele disse que o investimento envolvido ainda é incerto.

    "Para dar substância a essa doutrina e assegurar o desenvolvimento e reforço das nossas capacidades espaciais, um comando espacial será criado em setembro pela Força Aérea", disse Macron, acrescentando que o nome da instituição mudará para Força Aérea e Espacial.

    O ministro da Defesa francês, Florence Parly, disse no ano passado que está comprometido em dar à França autonomia na estratégia espacial, devido à crescente ameaça de outras potências de investir na militarização espacial.

    O gasto militar francês de 2019 a 2025 para investimentos e renovação de satélites está orçado em 3,6 bilhões de euros.

    A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) tem o objetivo de reconhecer neste ano o espaço como um domínio de guerra, disseram à Reuters quatro diplomatas em junho.

    O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste ano um plano para criar, até 2020, uma "Força Espacial" como sexto braço do setor militar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • comentários
publicidade