PUBLICIDADE

Mundo

França tem 5ºsábado seguido de protestos dos Coletes Amarelos

Polícia registrou a morte da sétima vítima fatal

15 dez 2018 - 09h56
(atualizado às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo quinto sábado consecutivo, o movimento dos "gilets jaunes" realiza hoje(15) mais um protesto nas ruas de Paris contra as medidas tomadas pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

França tem 5ºsábado seguido de protestos dos Coletes Amarelos
França tem 5ºsábado seguido de protestos dos Coletes Amarelos
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Milhares de policiais e veículos blindados estão posicionados na capital francesa para tentar evitar violentos confrontos, mas as autoridades já precisaram utilizar gás lacrimogêneo para conter manifestantes que tentaram contornar o bloqueio na avenida Champs-Élysées. Mais cedo, morreu a sétima vítima em acidentes relacionados aos protestos. De acordo com a rádio France Bleu Picardie, a mulher de 44 anos de idade sofreu um acidente de carro na pista Nacional 2, a nordeste de Paris, e faleceu no local. Apesar dos pedidos do governo para que o movimento dos "gilets jaunes" não se manifestem após o ataque terrorista do início da semana contra um mercado de Natal de Estrasburgo, muitos militantes prometeram sair às ruas.

    Nas últimas semanas, os protestos ganharam repercussão na tentativa de reduzir o aumento do imposto sobre combustível e atraíram também eleitores descontentes com as políticas econômicas e sociais de Macron.

    Para se manter no governo e tentar acalmar os ânimos, o mandatário francês anunciou, nesta semana, uma série de medidas, como um aumento de 100 euros no salário mínimo, isenções fiscais e a manutenção do preço do combustível. Mesmo assim, uma parte dos líderes dos "gilets jaunes" insiste em continuar os protestos.

    Ontem(14), Macron declarou que a França "precisa retornar ao seu funcionamento normal".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade