PUBLICIDADE

Mundo

França e Turquia divergem enquanto combate em Karabakh divide Otan

30 set 2020 - 18h36
Compartilhar
Exibir comentários

Aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), França e Turquia trocaram recriminações irritadas nesta quarta-feira, conforme aumentavam as tensões internacionais sobre os confrontos mais intensos entre o Azerbaijão e as forças armênias étnicas desde meados dos anos 1990.

Soldado armêno étnico dispara artilharia durante combates com forças do Azerbaijão
29/09/2020
Ministério da Defesa da Armênia/via REUTERS  
Soldado armêno étnico dispara artilharia durante combates com forças do Azerbaijão 29/09/2020 Ministério da Defesa da Armênia/via REUTERS  
Foto: Reuters

No quarto dia de combate, o Azerbaijão e o enclave armênio étnico de Nagorno-Karabakh acusaram um ao outro de bombardeios ao longo da linha de contato que os separa no volátil e montanhoso sul do Cáucaso.

Desde o domingo, surgiram relatos de dezenas de mortos e centenas de feridos no combate, que se estende muito além das fronteiras do enclave e ameaça degenerar em uma guerra total entre as ex-repúblicas soviéticas do Azerbaijão e da Armênia.

O ressurgimento de um dos "conflitos congelados" que remontam ao colapso da União Soviética, em 1991, provocou preocupações a respeito da estabilidade do sul do Cáucaso, um corredor de dutos de petróleo e de gás para mercados de todo o mundo, e o temor de que as potências regionais Rússia e Turquia sejam envolvidas.

A porta-voz do Ministério da Defesa armênio, Shushan Stepanyan, tuitou um vídeo de explosões enormes de disparos de artilharia acompanhados por uma música dramática e a legenda "Tomada de uma posição no Azerbaijão".

Já o Azerbaijão divulgou imagens de suas forças disparando levas de foguetes contra plataformas de canhão inimigas, além de fumaça cinza emanando de Nagorno-Karabakh enquanto esta era alvejada pela artilharia azeri. Fotos tiradas na cidade azeri de Terter mostraram pessoas se abrigando em casamatas e edifícios danificados que moradores disseram ter sido atingidos por bombardeios da Armênia.

Alguns dos aliados da Turquia na Otan estão cada vez mais alarmados com a posição de Ancara em relação a Nagorno-Karabakh, região separatista situada dentro do Azerbaijão, um aliado próximo dos turcos, que é controlada por armênios étnicos, mas não é reconhecida por nenhum país como uma república independente.

Ecoando comentários do presidente turco, Tayyip Erdogan, seu ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, disse nesta quarta-feira que seu país "fará o que for necessário" quando indagado se Ancara ofereceria apoio militar caso o Azerbaijão o solicitasse.

O presidente azeri, Ilham Aliyev, agradeceu a Turquia pelo apoio mais tarde, mas disse que seu país não precisa de assistência militar e que o combate cessará se as forças armênias "deixarem nossas terras" imediatamente.

Já o chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que Moscou está disposta a receber os ministros das Relações Exteriores da Armênia e do Azerbaijão para conversas, segundo o Ministério das Relações Exteriores russo.

Lavrov disse que a Rússia continuará a trabalhar de forma independente e em conjunto com outros representantes do grupo de Minsk da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa para mediar o conflito.

A França tem dito que quer que o Grupo de Minsk --liderado por Moscou, Paris e Washington-- resolva o conflito. Os líderes da União Europeia também vão discutir isso em uma cúpula no final desta semana, disse uma fonte do governo alemão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade