PUBLICIDADE

Mundo

Forças de Belarus detêm centenas de manifestantes em "marcha dos vizinhos"

29 nov 2020 - 16h51
Compartilhar
Exibir comentários

Forças de segurança de Belarus detiveram centenas de manifestantes neste domingo em protestos realizados em Minsk que a oposição chamou de "marcha dos vizinhos", disseram a polícia local e grupos de direitos humanos.

Milhares de manifestantes se reuniram em diversos locais, a maioria em áreas residenciais remotas da capital, e marcharam pelas ruas exigindo a renúncia do presidente Alexander Lukashenko, afirmou uma testemunha.

A polícia disse que cerca de 250 manifestantes foram detidos em Minsk, segundo a agência de notícias estatal Belta.

Belarus está em crise desde a eleição presidencial de agosto que a oposição afirma ter sido manipulada, o que Lukashenko, no poder há 26 anos, nega.

"Saia! Você e sua OMON!", entoaram alguns dos manifestantes, usando o apelido da unidade policial que foi acusada de brutalidade contra manifestantes.

Alguns carros buzinaram quando passaram por uma multidão de manifestantes na região noroeste de Minsk e reduziram a velocidade para bloquear uma rua estreita e impedir que um ônibus da polícia alcançasse os manifestantes, disse uma testemunha à Reuters.

Dezenas de milhares de manifestantes vão às ruas todas as semanas exigindo a renúncia de Lukashenko.

O grupo de direitos humanos de Belarus Viasna-96 (Primavera-96) disse que mais de 300 pessoas foram detidas ao redor do país até a noite de domingo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade