PUBLICIDADE

Mundo

Força Aérea da China volta a circundar Taiwan em "missão sagrada"

19 abr 2018 - 09h30
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Aeronaves chinesas voltaram a voar ao redor da autogovernada Taiwan em uma ação que a Força Aérea da China chamou nesta quinta-feira de "missão sagrada", e Taiwan criticou Pequim pelo que classificou como uma política de intimidação militar.

Taiwan, reivindicada pela China como território chinês, é um dos temas mais sensíveis para Pequim e uma zona de conflito militar em potencial.

A China intensificou seus exercícios militares nos arredores de Taiwan no último ano, o que incluiu o envio de bombardeiros e outras aeronaves militares ao redor da ilha.

Em um comunicado publicado em seu microblog, a Força Aérea da China disse que bombardeiros H-6K realizaram uma patrulha no entorno de Taiwan "recentemente".

"A pátria-mãe está em nossos corações, e a ilha preciosa está no peito da pátria-mãe", disse Zhai Peisong, capitão de um dos H-6K, no comunicado, fazendo referência a Taiwan. "Defender os lindos rios e montanhas da pátria-mãe é a missão sagrada dos pilotos da Força Aérea".

O ministro da Defesa taiwanês disse que dois bombardeiros H-6K chineses voaram ao redor da ilha na tarde de quarta-feira, passando primeiro sobre o Estreito de Miyako, no nordeste de Taiwan, e depois voltando à base através do Canal Bashi, entre Taiwan e as Filipinas.

Mais tarde na quarta-feira a mídia estatal chinesa disse que os militares também realizaram exercícios com munição real com helicópteros ao longo de seu litoral sudeste na sequência de alertas cada vez mais severos de Pequim para que Taiwan se comporte, mas as manobras foram mais discretas do que a mídia estatal divulgou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade