PUBLICIDADE

Fome na América Central está disparando, alerta agência da ONU

24 fev 2021 - 10h24
Ver comentários
Publicidade

O número de pessoas passando fome em El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua quase quadruplicou nos últimos dois anos, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) na terça-feira, já que a América Central está sendo assolada por uma crise econômica.

Criança de 1 ano e 10 meses tenta alcançar prato de comida em Palmilla, na Guatemala
09/10/2020 REUTERS/Josue Decavele
Criança de 1 ano e 10 meses tenta alcançar prato de comida em Palmilla, na Guatemala 09/10/2020 REUTERS/Josue Decavele
Foto: Reuters

Novos dados divulgados pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) mostraram que quase 8 milhões de pessoas nestes quatro países estão passando fome neste ano - em 2018 eram 2,2 milhões.

"A crise econômica induzida pela Covid-19 já havia colocado o alimento nas prateleiras dos mercados fora do alcance das pessoas mais vulneráveis quando os furacões Eta e Iota as prejudicaram ainda mais", disse Miguel Barreto, diretor regional do PMA para a América Latina e o Caribe, em um comunicado, referindo-se aos dois furacões que atingiram a América Central em novembro.

O PMA também disse que 15% dos entrevistados pela organização em janeiro de 2021 disseram estar fazendo planos concretos para migrar, quase o dobro da percentagem de 2018.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade