PUBLICIDADE

Mundo

Foguete mais poderoso do mundo é lançado da Flórida em voo de estreia

6 fev 2018 - 21h23
(atualizado em 7/2/2018 às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O foguete mais poderoso do mundo, o Falcon Heavy da SpaceX, foi para o espaço em seu voo de estreia nesta terça-feira, da Flórida, em outro marco para a empresa espacial do bilionário Elon Musk.

Falcon Heavy, da SpaceX, é lançado da Flórida
 6/2/2018    REUTERS/Steve Nesius
Falcon Heavy, da SpaceX, é lançado da Flórida 6/2/2018 REUTERS/Steve Nesius
Foto: Reuters

O foguete com tamanho de um prédio de 23 andares, que transportava um automóvel Tesla Roadster vermelho, foi ao espaço como uma carga útil simulada, enquanto a plataforma de lançamento lançava nuvens de vapor, fumaça e cinzas no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral.

Comemorações foram ouvidas na sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia. Várias centenas de espectadores acamparam perto da Praia do Cacau, a cerca de 8 quilômetros do centro espacial, para assistir ao lançamento.

O lançamento, tão poderoso que sacudiu as paredes do trailer da imprensa no complexo, foi conduzido a partir do mesmo local usado pelos gigantescos foguetes Saturno, da Nasa, para transportar missões Apollo para a lua há mais de 40 anos. A SpaceX planeja enviar missões para Marte nos próximos anos.

O Falcon Heavy é projetado para colocar até 70 toneladas em órbita terrestre com um custo de 90 milhões de dólares por lançamento. Isso é o dobro da capacidade de elevação da frota espacial dos Estados Unidos - o Delta 4 Heavy do rival United Launch Alliance, parceria da Lockheed e da Boeing - por cerca de um quarto do custo.

O voo de demonstração colocou o Falcon Heavy como o foguete existente mais poderoso do mundo, com mais capacidade de elevação do que qualquer veículo espacial para voar desde o Saturn 5 da Nasa, que foi retirado em 1973, ou o Energia, da era soviética, que fez última missão em 1988.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade