PUBLICIDADE

Mundo

Foguete disparado de Gaza atinge Tel-Aviv e deixa 7 feridos

Forças Armadas israelenses acusam o Hamas pela ação; premiê Binyamin Netanyahu prometeu responder com força

25 mar 2019 - 08h15
(atualizado às 08h16)
Compartilhar
Exibir comentários

JERUSALÉM - Um foguete lançado a partir de Gaza atingiu uma casa na região central de Israel nesta segunda-feira (25) e provocou um incêndio que feriu ao menos sete pessoas, incluindo duas crianças, segundo a polícia local e fontes médicas. A ação disparou sirenes de ataque aéreo no país. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, anunciou que encurtará sua visita aos Estados Unidos e prometeu responder com força.

Casas ficaram destruídas após ataque em Tel-Aviv, em Israel (25/03/2019)
Casas ficaram destruídas após ataque em Tel-Aviv, em Israel (25/03/2019)
Foto: Ammar Awad / Reuters

A casa, que foi atingida às 5h20 (0h20 em Brasília), está localizada em Mishmeret, norte de Tel-Aviv. O disparo do foguete ocorre menos de duas semanas depois que as Forças Armadas de Israel lançaram ataques contra posições na Faixa de Gaza horas após dois foguetes serem disparados do território palestino contra Tel-Aviv.

As Forças Armadas israelenses acusaram o movimento islamista Hamas pelo lançamento do foguete desta segunda-feira e anunciaram o envio de reforços à região. "Após uma avaliação da situação sob a liderança do comandante do Estado-Maior, enviamos duas brigadas de reforço à zona do comando sul", afirmou o Exército no Twitter, que também anunciou a mobilização de um determinado número de reservistas.

"Podemos confirmar que o Hamas é responsável pelo disparo de um foguete de fabricação local", completa a nota. As Forças Armadas indicaram que o foguete foi lançado a partir do sul do território palestino e percorreu quase 120 km.

Casas ficaram destruídas após ataque em Tel-Aviv, em Israel (25/03/2019)
Casas ficaram destruídas após ataque em Tel-Aviv, em Israel (25/03/2019)
Foto: Yair Sagi / Reuters

Premiê israelense

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, anunciou que reduzirá o tempo de visita aos EUA e prometeu responder com força à ação. "Decidi, levando em consideração os acontecimentos de segurança, reduzir minha visita aos EUA. Em algumas horas me reunirei com o presidente Trump e logo depois retornarei a Israel para dirigir de perto nossas operações", afirmou o premiê. "Um ataque criminoso foi cometido contra o Estado de Israel e vamos responder com força", completou.

Mishmeret, cidade localizada a mais de 80 km da Faixa de Gaza, não é um alvo comum de foguetes lançados a partir do território palestino. / AFP, NYT, Reuters

Veja também:

Precisamos discutir combate global à ideologia racista de direita, diz primeira-ministra da Nova Zelândia à BBC:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade