PUBLICIDADE

Mundo

"Fidelito", filho mais velho de Fidel Castro, comete suicídio aos 68 anos

2 fev 2018 - 08h53
(atualizado às 09h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Fidel Castro Diaz-Balart, o filho mais velho do falecido líder revolucionário cubano Fidel Castro, se suicidou na quinta-feira, aos 68 anos, depois de se tratar de depressão durante meses, noticiou a mídia estatal de Cuba.

Inicialmente o cientista nuclear, também conhecido como "Fidelito" por lembrar muito o pai, foi hospitalizado, e mais tarde continuou fazendo tratamento.

"Castro Diaz-Balart, que foi atendido por um grupo de médicos durante vários meses devido a um estado de depressão profunda, cometeu suicídio nesta manhã", relatou o site Cubadebate.

Fidelito, o filho de Fidel mais conhecido do grande público, nasceu em 1949 como fruto do breve casamento entre Mirta Diaz-Balart e o líder revolucionário, que mais tarde depôs um ditador apoiado pelos Estados Unidos e ergueu um Estado comunista na vizinhança dos EUA durante a Guerra Fria.

Por parte de mãe, Castro Diaz-Balart era primo de alguns dos piores inimigos de Fidel na comunidade norte-americana de exilados cubanos, o deputado Mario Diaz-Balart e o ex-parlamentar Lincoln Diaz-Balart.

Em sua infância, a disputa pela guarda da criança também gerou uma disputa intensa entre as duas famílias.

Acadêmicos cubanos dizem que sua mãe o levou consigo para os EUA quando ele tinha cinco anos, depois de anunciar que queria se divorciar de Fidel enquanto ele estava na prisão devido a um ataque ao quartel de Moncada, em Santiago de Cuba.

Fidel conseguiu levar Fidelito de volta a Cuba após a revolução de 1959.

Físico nuclear poliglota que estudou na antiga União Soviética, Castro Diaz-Balart chefiou o programa nuclear cubano de 1980 a 1992 e encabeçou o desenvolvimento de uma usina nuclear na maior ilha do Caribe até seu pai demiti-lo.

A morte de Fidelito ocorreu pouco mais de um ano após o falecimento de seu pai, em 25 de novembro de 2016 aos 90 anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade