PUBLICIDADE

Mundo

Falta de cordialidade entre Trump e ex-presidentes marca funeral de George H. W. Bush

6 dez 2018 - 08h49
(atualizado às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Apertos de mão incômodos, braços cruzados e um olhar fixo para frente.

Presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta ex-presidente Barack Obama durante funeral de Estado do ex-presidente George H. W. Bush 05/12/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta ex-presidente Barack Obama durante funeral de Estado do ex-presidente George H. W. Bush 05/12/2018 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se juntou ao grupo de ex-presidentes vivos dos país para homenagear, na quarta-feira, a vida do ex-presidente George H. W. Bush, mas, em uma cerimônia marcada por fortes emoções, a cordialidade entre o atual e os ex-ocupantes da Casa Branca estava claramente ausente.

Trump cumprimentou de maneira incômoda seu antecessor, Barack Obama, e a ex-primeira-dama Michelle Obama, enquanto ocupava seu lugar na primeira fila da cerimônia, realizada na Catedral Nacional de Washington.

Ele não cumprimentou o ex-presidente Bill Clinton e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que estavam sentados ao lado dos Obamas. Hillary, que perdeu a eleição de 2016 para Trump, acenou com a cabeça, mas não sorriu, à medida que o ex-empresário e sua mulher, Melania, se juntaram ao grupo que também incluía o ex-presidente Jimmy Carter e sua mulher, Rosalynn.

Trump, em seguida, ficou sentado durante toda a cerimônia, muitas vezes com os braços cruzados e os olhos fixados à frente.

O fato de ele ter comparecido ao evento, entretanto, e de ter sido bem recebido pela família Bush, com quem já teve discussões, forneceu um vislumbre de civilidade política e bipartidária que muitos sentem estar ausente desde que Trump assumiu o cargo em janeiro de 2017.

O presidente não compareceu a uma cerimônia de escala semelhante realizada na catedral para o senador republicano John McCain, que morreu também neste ano, e precisou ser convencido a deixar a bandeira norte-americana a meio-mastro na Casa Branca.

O comportamento de Trump foi contrastado pelo os dos ex-presidentes presentes. Os Clintons conversaram amigavelmente com os Obamas antes do atual presidente chegar. As duas ex-primeiras-damas deram um longo abraço quando se encontraram e apertaram as mãos ao se despedir no final da cerimônia.

George W. Bush também apertou as mãos de todos os presidentes e suas mulheres, sentados na primeira fileira da cerimônia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade