PUBLICIDADE

Mundo

Extradição de Battisti será mérito de Bolsonaro,diz Salvini

Ex-guerrilheiro foi condenado na Itália à prisão perpétua

10 dez 2018 - 16h48
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, afirmou nesta segunda-feira (10) que se as autoridades brasileiras conseguirem extraditar o ex-guerrilheiro Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua no país europeu, o mérito será do presidente eleito, Jair Bolsonaro. "Espero que finalmente haja uma boa notícia para os italianos, porque um condenado à perpétua que desfruta da vida em face das vítimas nas praias brasileiras me provoca um grande nervosismo", disse Salvini, durante coletiva de imprensa.

Extradição de Battisti será mérito de Bolsonaro,diz Salvini
Extradição de Battisti será mérito de Bolsonaro,diz Salvini
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Para o ministro italiano, "se, depois de anos de conversa fiada, as autoridades brasileiras ajudarem a Itália a fazer justiça", o mérito será dado ao presidente Bolsonaro. Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por quatro assassinatos ocorridos na década de 1970, quando ele fazia parte do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). O italiano diz ser vítima de perseguição política.

    Ele também é réu em dois processos no Brasil, por falsidade ideológica e evasão de divisas. Neste último ele é acusado de tentar fugir para a Bolívia com o equivalente a mais de R$ 20 mil em moeda estrangeira. Battisti alega que queria apenas comprar material de pesca com amigos. O italiano vive em São Paulo. Em dezembro de 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou sua extradição, em decisão no último dia do mandato do petista.

    No entanto, durante campanha eleitoral, Bolsonaro disse que pretendia extraditá-lo, como deseja o governo da Itália, mas Battisti tem em seu favor uma liminar do ministro Luiz Fux que garante sua permanência no Brasil até o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade