PUBLICIDADE

Mundo

Explosão em Bangladesh mata dezenas de pessoas e cria cenário de caos com centenas de feridos

Bombeiros e voluntários tentavam apagar um incêndio num armazém de contêineres quando uma forte explosão os envolveu nas chamas. Jornalistas que estavam cobrindo o incêndio estão desaparecidos.

5 jun 2022 - 09h48
Compartilhar
Exibir comentários
Explosão foi tão grande que barulho foi ouvido a quilômetros de distância
Explosão foi tão grande que barulho foi ouvido a quilômetros de distância
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Um incêndio e uma enorme explosão mataram pelo menos 49 pessoas e feriram outras centenas na noite de sábado (4) em um depósito perto da cidade de Chittagong, Bangladesh.

Centenas de pessoas tentaram combater o fogo quando vários contêineres explodiram no local. Acredita-se e que produtos químicos estavam armazenados em alguns desses contêineres. Incêndios industriais são comuns em Bangladesh e muitas vezes são atribuídos a regulamentos de segurança deficientes.

Muitos dos feridos estão em estado crítico e o número de pessoas mortas deve aumentar. Os hospitais da região estão sobrecarregados, com multidões de pessoas esperando nos corredores por tratamento. Médicos fizeram apelos por doações de sangue e clínicas militares estão ajudando a tratar os feridos.

Bombeiros e voluntários tentavam apagar um incêndio num armazém quando uma forte explosão os envolveu nas chamas
Bombeiros e voluntários tentavam apagar um incêndio num armazém quando uma forte explosão os envolveu nas chamas
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O incêndio começou por volta das 21:00 locais (11:00 horário de Brasília) de sábado e centenas de bombeiros, polícia e voluntários chegaram rapidamente ao local.

Enquanto tentavam apagar o fogo, uma enorme explosão lançou chamas nos socorristas e jogou destroços e pessoas no ar. "A explosão me lançou a cerca de 10 metros de onde eu estava. Minhas mãos e pernas estão queimadas", disse o motorista de caminhão Tofael Ahmed à agência de notícias AFP.

Voluntários, alguns usando apenas sandálias nos pés, continuavam a trazer corpos dos destroços fumegantes na manhã de domingo. Imagens do local mostram os restos retorcidos de contêineres de metal e o teto desabado de um armazém. Um jornalista local disse à BBC que havia um odor pungente no ar.

Pelo menos cinco bombeiros morreram na explosão e vários outros ficaram feridos. Muitas pessoas ainda estão desaparecidas, incluindo jornalistas que estavam noticiando o incêndio antes da explosão.

A explosão foi tão grande que foi ouvida a vários quilômetros de distância e quebrou as janelas dos prédios próximos. Um lojista local disse a repórteres que um pedaço de detrito voou meio quilômetro e caiu em sua loja. Ele descreveu ter visto "bolas de fogo caindo como chuva" após a explosão.

Voluntários e socorristas tentam resgatar feridos e corpos
Voluntários e socorristas tentam resgatar feridos e corpos
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Muitas pessoas em Bangladesh estão comparando o incidente com a enorme explosão que atingiu Beirute em 2020, diz Akbar Hossain, da BBC, na capital, Dhaka. Ele diz que as pessoas relataram ter ouvido a explosão de 30 a 40 km de distância.

Os bombeiros ainda estavam lutando para apagar o fogo neste domingo (5), com explosões contínuas tornando a situação mais difícil.

O exército colocou sacos de areia para evitar que produtos químicos fluíssem para o Oceano Índico. Cerca de 4.000 contêineres estavam armazenados no depósito em Sitakunda, que fica a cerca de 40 km de Chittagong - o principal porto marítimo de Bangladesh e a segunda maior cidade. Sitakunda atua como ponto de trânsito para mercadorias que transitam pelo porto.

Armazém abrigava cerca de 4.000 contêineres
Armazém abrigava cerca de 4.000 contêineres
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Um funcionário do governo regional disse que o depósito continha milhões de dólares em roupas esperando para serem exportadas para varejistas ocidentais. Bangladesh é um importante fornecedor de roupas para o Ocidente e prosperou na última década ao se tornar o segundo maior exportador de roupas do mundo.

Mas os regulamentos de segurança são frequentemente ignorados ou mal aplicados, e houve vários grandes incêndios e outros incidentes nas fábricas nos últimos anos.

No domingo, o jornal Dhaka Tribune publicou uma lista de 12 desastres industriais - incluindo incêndios, colapsos de edifícios e vazamentos de produtos químicos - que mataram mais de 1.000 pessoas desde 2005.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade