PUBLICIDADE

Mundo

Explosão de carro-bomba mata um e fere 10 no Iraque

16 set 2017 - 15h27
Compartilhar
Exibir comentários

Um carro-bomba matou uma pessoa e feriu dez em Kirkuk, cidade petrolífera iraquiana onde autoridades curdas locais planejam realizar um referendo sobre independência, apesar da oposição do governo central e da população não curda da região.

A explosão visou uma loja de bebidas, de acordo com uma fonte de segurança.

Uma declaração do Ministério do Interior iraquiano descreveu o ataque como "agressão terrorista" e não o ligou à tensão causada pelo plano curdo para fazer a votação em 25 de setembro.

Kirkuk abriga grandes populações árabes e turcomanas e fica fora dos limites oficiais da região do Curdistão. É reivindicada pelos curdos e pelo governo central em Bagdá.

Combatentes curdos apreenderam Kirkuk e outros territórios disputados quando o exército iraquiano entrou em colapso frente ao Estado islâmico em 2014, impedindo que seus campos petrolíferos caíssem nas mãos de militantes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade