PUBLICIDADE

Mundo

Exército de Israel mata combatente de Gaza ao interromper invasão na fronteira

28 mai 2018 - 16h36
(atualizado às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Disparos de um tanque israelense mataram um combatente do Hamas em um posto de fronteira avançado nesta segunda-feira, e soldados perseguiram e prenderam dois outros militantes de Gaza que tentavam entrar em Israel, disseram os militares.

Manifestantes palestinos durante protesto em Gaza
 25/5/2018    REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Manifestantes palestinos durante protesto em Gaza 25/5/2018 REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Foto: Reuters

Durante a perseguição aos dois palestinos que tentavam se infiltrar armados de "facas, cortadores de arame e material combustível", os soldados israelenses foram baleados de dentro da Faixa de Gaza, informaram os militares em um comunicado.

"Em resposta, um tanque das IDF (Forças de Defesa de Israel) visou um posto de observação militar adjacente".

O Hamas, grupo islâmico que controla Gaza, disse que um de seus membros morreu quando o posto avançado foi alvejado.

Os dois palestinos que tentaram invadir a fronteira estão detidos em Israel, segundo os militares. Nenhum dos soldados ficou ferido.

Mais tarde na mesma noite, sirenes foram acionadas no sul de Israel alertando para o disparo de foguetes e levando os moradores a correrem para os abrigos, mas os militares disseram que o acionamento dos alarmes se deveu a tiros de metralhadora de Gaza.

As hostilidades na divisa de Israel e Gaza se acentuaram desde que os palestinos iniciaram manifestações em massa no dia 30 de março, o que Israel considera um disfarce para tentativas de romper a cerca da fronteira.

Ao menos 116 palestinos morreram e milhares ficaram feridos por disparos do Exército nos protestos, o que provocou críticas do exterior às táticas mortais de Israel. O Estado judeu atribui a violência ao Hamas, que nega a responsabilidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade