PUBLICIDADE

Mundo

Executivos da Pirelli reduzem salários devido a pandemia

Medida tem como objetivo mitigar os impactos econômicos

3 abr 2020 - 17h03
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Na tentativa de reduzir os impactos econômicos relacionados à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a Pirelli anunciou uma série de medidas de contenção de custos, incluindo o corte de 50% na remuneração de seu CEO, Marco Tronchetti Provera, e do conselho de administração.

Medida tem como objetivo reduzir os impactos econômicos
Medida tem como objetivo reduzir os impactos econômicos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A empresa italiana também determinou o cancelamento de dividendos e a revisão das metas para 2020, com receitas entre 4,3 e 4,4 bilhões de euros (a indicação anterior era de cerca de 5,4 bilhões), e Ebit ajustado com margem entre 14% e 15% (a inicial era 17%).

Segundo a Pirelli, as perspectivas de crescimento da economia mundial "se deterioraram pela emergência de saúde da Covid-19 e o cenário subjacente ao plano industrial 2020-2022 apresentado em 19 de fevereiro passado" está desatualizado.

"O conselho de diretores da Pirelli, tendo chegado a essa conclusão, decidiu reformular as metas para 2020 enquanto ganha tempo, adiando para o final do ano, para reformular essas metas para 2022", diz o comunicado.

As expectativas para o mercado global de pneus em 2020 caíram cerca de 19% e para proteger a geração de lucratividade e fluxo de caixa, a Pirelli "reduziu temporariamente os níveis de produção e iniciou novas ações de contenção de custos".

Os investimentos serão reduzidos à metade, para cerca de 130 milhões de euros (a indicação anterior é de cerca de 300 milhões), e destinados principalmente ao gerenciamento das plantas e à melhoria do mix e da qualidade. Já a posição financeira líquida foi confirmada em cerca de -3,3 bilhões de euros, com uma geração de fluxo de caixa líquido em torno de 230-260 milhões de euros (o nível correspondente implícito nas orientações anteriores era de cerca de 220 milhões de euros).

Como decisão imediata, o CEO Provera renunciou a 50% da remuneração fixa bruta anual, medida que se estende aos cargos de vice-presidente, diretor executivo, bem como as funções de diretor e presidente dos comitês do conselho.

Os outros diretores também terão sua remuneração reduzida em 50%, enquanto que os gerentes da equipe de liderança vão abrir mão de 20% da remuneração bruta anual fixa. O Conselho também decidiu cancelar o plano de Incentivo de Curto Prazo, destinado a toda a gerência do Grupo, incluindo o vice-presidente executivo e CEO e a equipe de liderança. Essas ações "permitirão uma economia de aproximadamente 31 milhões de euros".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade