PUBLICIDADE

Mundo

EXCLUSIVO-Trump teme possível "armadilha de perjúrio" caso fale com procurador especial

20 ago 2018 - 21h07
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira estar preocupado com o fato de que quaisquer declarações sob juramento que ele fizer ao procurador especial Robert Mueller possam ser usadas para acusações de perjúrio contra ele como parte da investigação sobre a interferência russa nas eleições norte-americanas.

Robert Mueller em Washington
 20/6/2017   REUTERS/Aaron P. Bernstein
Robert Mueller em Washington 20/6/2017 REUTERS/Aaron P. Bernstein
Foto: Reuters

Em entrevista à Reuters, Trump repetiu as preocupações de seu principal advogado na investigação, Rudy Giuliani, que advertiu que qualquer declaração a Mueller poderia ser uma "armadilha de perjúrio".

O presidente expressou temores de que os investigadores possam comparar suas falas com as de outros que prestaram depoimento na investigação, como o ex-diretor do FBI James Comey, e de que quaisquer discrepâncias possam ser usadas contra ele.

"Então, se eu disser alguma coisa e ele (Comey) disser alguma coisa, e é minha palavra contra a dele, e ele é amigo de Mueller, Mueller pode dizer: 'Bem, eu acredito em Comey', e mesmo se eu estiver dizendo a verdade, isso me faz um mentiroso. Isso não é bom."

Apesar de suas preocupações, Trump não comentou se acabará concordando com um interrogatório com Mueller, que está, entre outras coisas, investigando se a equipe de campanha de Trump conspirou com russos durante a eleição de 2016 e se Trump obstruiu a Justiça na investigação.

Trump também não quis dizer se poderia tirar de Mueller sua credencial de segurança, como fez na semana passada com o ex-diretor da CIA John Brennan, que tem criticado repetidamente a forma como Trump lida com questões de política externa e segurança nacional.

"Eu não tenho pensado muito nisso", disse ele.

A Rússia nega ter interferido nas eleições de 2016 e Trump nega qualquer conluio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade