PUBLICIDADE

Mundo

EXCLUSIVO-Líder do Estado Islâmico quase com certeza está vivo, diz autoridade curda

17 jul 2017 - 07h50
(atualizado às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma importante autoridade curda de combate ao terrorismo disse nesta segunda-feira ter 99 por cento de certeza que o líder máximo do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, está vivo e localizado ao sul da cidade síria de Raqqa, apesar de relatos de que ele teria sido morto.

Importante autoridade curda de combate ao terrorismo Lahur Talabany durante entrevista com a Reuters em Sulaimania, no Iraque 17/07/2017 REUTERS/Ari Jalal
Importante autoridade curda de combate ao terrorismo Lahur Talabany durante entrevista com a Reuters em Sulaimania, no Iraque 17/07/2017 REUTERS/Ari Jalal
Foto: Reuters

"Baghdadi está definitivamente vivo. Ele não está morto. Nós temos informações de que ele está vivo. Nós acreditamos 99 por cento que ele está vivo", disse Lahur Talabany à Reuters durante entrevista.

"Não se esqueça que suas origens datam dos dias da Al Qaeda no Iraque. Ele estava se escondendo dos serviços de segurança. Ele sabe o que está fazendo", acrescentou.

O reservado líder do Estado Islâmico tem sido frequentemente relatado como morto ou ferido desde que declarou um califado e se intitulou líder de todos os muçulmanos em um discurso de uma mesquita em Mosul em 2014.

Ele agora é um fugitivo, mas ainda um inimigo forte, disse Talabany, que tem estado à frente dos esforços para rastrear Baghdadi como parte da coalizão internacional contra o Estado Islâmico.

"Ele não é uma figura fácil. Ele tem anos de experiência em se esconder e em escapar de serviços de segurança", disse Talabany.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade