PUBLICIDADE

Mundo

EXCLUSIVO-Celulares do Departamento de Estado dos EUA são hackeados com programa israelense

3 dez 2021 - 14h45
Compartilhar
Exibir comentários

iPhones de ao menos nove funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos foram hackeados por um desconhecido que usou um programa sofisticado desenvolvido pela empresa NSO Group, sediada em Israel, de acordo com quatro pessoas a par do assunto.

Foto de ilustração sobre segurança cibernética
13/05/2017 REUTERS/Kacper Pempel
Foto de ilustração sobre segurança cibernética 13/05/2017 REUTERS/Kacper Pempel
Foto: Reuters

As invasões cibernéticas, que aconteceram ao longo de vários meses, ou visaram autoridades dos Estados Unidos radicadas em Uganda, ou se concentraram em questões relativas ao país da África Ocidental, disseram duas das fontes.

As intrusões, reveladas em primeira mão pela Reuters, representam as invasões mais amplas de funcionários dos EUA com tecnologia NSO de que se tem conhecimento. Anteriormente, uma lista de números com alvos em potencial, incluindo algumas autoridades norte-americanas, emergiu em reportagens sobre a NSO, mas não estava claro se as intrusões foram meras tentativas ou se tiveram sucesso.

A Reuters não conseguiu determinar quem realizou os ataques cibernéticos mais recentes.

Em um comunicado emitido na quinta-feira, o NSO Group disse que não tem nenhum indício de que suas ferramentas foram usadas, mas cancelou as contas relevantes e investigará com base nas reportagens da Reuters.

Há tempos a empresa diz que só vende seus produtos a agências governamentais de aplicação da lei e a clientes de inteligência, ajudando-os a monitorar ameaças de segurança, e que não se envolve diretamente em operações de vigilância.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade