PUBLICIDADE

Mundo

Ex-vice do Parlamento UE acusa italiano de mentir em caso Catar

Defesa diz que acordo de Panzeri tem acusações falsas

4 fev 2023 - 12h03
(atualizado às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O advogado da ex-vice-presidente do Parlamento Europeu Eva Kaili, Michalis Dimitrakopuolos, afirmou em entrevista à ANSA neste sábado (4) que as acusações feitas pelo italiano Antonio Panzeri no âmbito da investigação sobre o caso de corrupção envolvendo o Catar "são falsas".

Parlamento Europeu ficou abalado com revelação de escândalo de corrupção
Parlamento Europeu ficou abalado com revelação de escândalo de corrupção
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O ex-eurodeputado fechou um acordo com a Procuradoria de Bruxelas para colaborar com as investigações em troca de uma pena mais branda de condenação.

"Ele falou coisas e acusou falsamente a senhora Kaili. É um paradoxo jurídico belga que os criminosos que confessam e se arrependem são agraciados e os que lutam por sua inocência fiquem na prisão, minando a presunção de inocência", acrescentou à ANSA.

Kaili, seu marido e ex-assessor do grupo parlamentar Socialistas & Democratas (S&D), Giorgi Francesco, e Panzeri estão presos desde o dia 9 de dezembro quando as autoridades belgas fizeram operações de busca e apreensão contra pessoas que estariam envolvidas em esquema de pagamento de suborno por parte do governo do Catar.

Já outro italiano envolvido, o diretor da ONG No Peace Without Justice, Niccolò Figà-Talamanca, que também havia sido preso em dezembro, foi libertado na noite desta sexta-feira (3) após o surgimento de "novos elementos" na investigação. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade