PUBLICIDADE

Mundo

Ex-primeiro-ministro holandês Wim Kok morre aos 80

20 out 2018 - 15h27
Compartilhar
Exibir comentários

Wim Kok, um ex-primeiro-ministro holandês de longa data, amplamente respeitado por seu estilo de liderança em consenso, morreu no sábado de insuficiência cardíaca, disse seu Partido Trabalhista.

Kok, que tinha 80 anos, liderou duas coalizões centristas entre 1994 e 2002, supervisionando primeiro um período de recuperação e depois de forte crescimento econômico.

Ele era comumente visto como um arquiteto do modelo consensual de governo holandês, no qual trabalhadores, empregados e o governo concordavam reformas.

O primeiro-ministro Mark Rutte elogiou Kok como alguém que, "primeiro como ministro das Finanças e, depois, como primeiro-ministro, ficou acima dos partidos políticos".

    Kok era "totalmente confiável, correto e sempre focado em soluções", disse Rutte em um comunicado.

    No início de sua carreira, Kok ocupou postos-chave nos sindicatos trabalhistas do país.

    Como primeiro-ministro, ele reduziu os impostos, introduziu reformas para incentivar o emprego e o bem-estar e controlou gastos. Seu tempo no poder coincidiu com o de Bill Clinton na presidência dos Estados Unidos e de Tony Blair, então primeiro-ministro no Reino Unido, e foi visto como um político da "terceira via".

    Ele deixa sua esposa, Rita, e três filhos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade